Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 5 de julho de 2011

4º MÓDULO EM BELO HORIZONTE

No último dia 21/06, na sala Madre Cândida do Colégio Imaculada, estavam reunidos,  Afonso, Deka, Sileida, Ir. Joseilda, Laura, Sileida, Eduardo, Rose,  Solange e Maria Antônia, para o 4º módulo de formação de voluntariado da Fundação de Ajuda Solidária das Filhas de Jesus.

O objetivo central do encontro foi aprofundar a realidade da FASFI no Brasil e no mundo, assim como as bases para um planejamento local e nacional da FASFI. A partir daí, nos organizarmos enquanto grupo para saber com quem podemos contar e onde, para potencializar nossa ação e missão.
 A condução do encontro ficou sob responsabilidade do Afonso de da Maria Antônia. Inicialmente, tivemos um momento de espiritualidade, que propunha uma reflexão a partir da música Caminheiro e da poesia Caminheiro da Esperança a respeito dos sentimentos e motivação que trazemos a respeito da FASFI, onde nos  encontramos  e desejamos colaborar.
Partilha: ( registro em uma folha com uma seta, que aponta caminhos)
·         Junto com a FASFI, encontro com nosso Pai a trilhar o caminho de amar a Deus sobre todas as coisas. Solidariedade, amor, esperança, paz, sensibilidade, sentimento de ajuda ao próximo.
·         Solidariedade, compromisso, servir, justiça, esperança, metas.
·         Ser presença junto aos pequenos.
·         Articulação: Sonhar, idéias, utopias e solidariedade.
·         Sinto-me como alguém que, ao lado do poço, serve água aos que por ali passam.
     A reflexão  e avaliação da caminhada  para projetar o  futuro  continuou a partir da analogia do arco e da flecha. A proposta era de buscar desenvolver o discernimento sobre nossas ações, opções e próximos passos na linha da solidariedade e da constituição enquanto grupo da FASFI no Brasil. O arco, símbolo da tensão causada pelos desejos humanos, do destino, que vislumbra o futuro. O arqueiro busca forças no recuo da flecha, mirando um desejo coletivo. A música Metáfora, do Gilberto Gil contribuiu para  a reflexão.
     Em seguida, passamos para a apresentação do Regulamento da FASFI, onde pudemos retomar os conceitos sobre o que é a FASFI, sua finalidade, funções de seus membros, as tarefas, as delegações territoriais e seus objetivos, os grupos de trabalho e suas tarefas, as competências das delegadas e da  comissão de projetos de cooperação dentre outros.
    Após fazer memória da caminhada da FASFI até agora, tivemos um momento de partilha sobre nossas descobertas, como cada um se encontra na caminhada, quais nossos desejos e disponibilidades, que cenários de exclusão e de ameaça da dignidade da vida humana trazemos para uma possibilidade de ação voluntária concreta.
   Conversamos com tranqüilidade sobre nossas impressões e angústias e concluímos que é importante pensar em ações que atuem nas causas da pobreza. Percebemos que somos um grupo articulado, mas que ainda falta algo que dê forma, a definição do rumo a tomar, apesar de reconhecermos a importância da formação. Deu-nos tranqüilidade saber que os outros grupos no Brasil se encontram na mesma fase de gestação  de idéias, projetos e desejos.
  Concordamos da importância de se ter a experiência in loco  e de propor ações continuadas para aumentar o envolvimento, criar vínculos e dar consistência às mesmas. Fortalecer o ideal de globalizar a solidariedade no Brasil e pelo mundo.
A Pastoral do Menor- Casa das Meninas foi uma sugestão de realidade a ser analisada. E também a Comunidade de Bispo de Maura.


Próximas ações do Grupo de Belo Horizonte:
Dia 06-07 : Visita à Casa das Meninas
Dia 09-07: Visita á Bispo de Maura
Dia 13-07: Partilha das visitas e reflexão sobre as apresentações para o Encontro Nacional de 06 e 07/8, na Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário