Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

sábado, 13 de agosto de 2011

ENCONTRO NACIONAL DA FASFI NO BRASIL




Em intenso clima de fraternidade, aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto, o Encontro Nacional dos Voluntários e Colaboradores  FASFI no Brasil. Foram 28 pessoas que vieram representando os grupos de Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Rio de Janeiro/SP e Leopoldina/MG.
A FASFI, oriunda da Espanha é uma iniciativa que conta com o apoio das Filhas de Jesus, mas que se organiza com adesão voluntária de qualquer pessoa que queira fazer da solidariedade universal uma experiência de vida e de dedicação na defesa da vida e da justiça social.
 Fazendo a memória da caminhada desde 2010, pudemos perceber como vamos fazendo um caminho bonito de formação, de pequenos passos nesta configuração da FASFI no Brasil.
Num exercício permanente de troca de experiências, reflexões e debates, participaram conosco o Tio Maurício da Pastoral do Menor, a Irmã Cristina Bove da Pastoral do Povo da Rua, o Frei Carmelita Gilvander Moreira e a Ir. Elaine, Filha de Jesus recém chegada da África .
Também foi tempo de decidir os próximos passos da estruturação da Delegação  FASFI no Brasil. Para isso, nomeamos os membros da Comissão Permanente que ficou assim composta:
Ir Joseilda Borges, Delegada da FASFI no Brasil, além de Maria Alice (Rio), Rose e Solange (Belo Horizonte), Maíla e Ana Paula (Leopoldina) de Campinas o grupo ficou de fazer uma consulta.
Dentre as estratégias assumidas coletivamente, destacamos:
·    Continuar a formação com foco na temática da Justiça Social
·    Aprofundar as iniciativas de intercâmbio em os grupos da FASFI organizados no Brasil
·    Otimizar a utilização do Blog fasfibrasil.blospot.com
·    Criar iniciativas de sustentabilidade financeira para os grupos
·    Proposta dos grupos se encontrarem mensalmente
·    Apoiar financeiramente e presencialmente a iniciativa de economia solidária relacionada à produção de Mel em Felisburgo, no  Vale do Jequitinhonha/MG
·    Solidarizar-se com o povo da África através do envio de um voluntário da FASFI no Brasil para uma experiência de solidariedade internacional
·    Realizar o Encontro anual da FASFI no  Brasil em  2012 no dia 04 de agosto
·    Ampliar a divulgação da FASFI no Brasil

Muitos passos pela frente e a certeza de que cada um, cada uma que estiveram presentes nesse Encontro, trouxeram sonhos e expectativas e levaram na bagagem muita esperança e um desejo enorme de fortalecer a FASFI como alternativa de solidariedade  num mundo com tantas injustiças e desamor.





ACOMPANHE NOVAS NOTÍCIAS E FOTOS DA CAMINHADA DA FASFI NO BRASIL!!!

Um comentário: