Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Manual do Voluntariado - Acolhimento e Acompanhamento

8. ACOLHIMENTO

A Comissão de Voluntariado levará a cabo o acolhimento das pessoas voluntárias, diretamente ou através da Coordenadora da Comissão ou da Responsável do Voluntariado em cada Delegação.
As funções desta Comissão são:
- Receber as solicitações e aos solicitantes de trabalho voluntário, atender e responder a todos e remeter dita documentação à FASFI CENTRAL.
- Informar e orientar sobre a “FASFI”. Compatibilizar a busca pessoal com as demandas internas da Fundação.
- Determinar se a pessoa solicitante cumpre com o perfil requerido para o tipo de voluntariado que demanda.
- Definir o trabalho da pessoa voluntária, depois de conhecer a resposta à consulta da FASFI CENTRAL à contraparte e de acordo com esta: atividades, atribuições, horários, etc.
- Procurar a formação que precise a pessoa voluntária. Provê-la dos materiais e meios necessários para seu trabalho.





9. ACOMPANHAMENTO
A Comissão coordenadora do Voluntariado é a encarregada do acompanhamento de todo o processo do voluntariado. Para levar a cabo este trabalho deverá ser intermediaria entre os voluntários e a FASFI CENTRAL.
Para isso é necessário:
- Potenciar e melhorar os canais de informação e comunicação das pessoas que formam parte da Comissão de Voluntariado e a FASFI CENTRAL, para que se integrem e participem segundo nosso modo de proceder.
- Acompanhar e facilitar os processos formativos que lhes ajudem a refletir sobre sua ação voluntária e a aprofundar nas suas motivações e compromissos solidários.
- Criar e fomentar a capacitação das pessoas acompanhantes que tenham voluntariado a seu cargo, facilitando conhecimentos, desenvolvendo habilidades e promovendo atitudes de acordo com o que a Fundação entende por voluntariado, trabalho em equipe, trabalho em rede e responsabilidade compartilhada.
- Promover processos de capacitação que lhes permitam às pessoas voluntárias implicar-se, progressivamente, na tarefa e ganhar em autonomia e responsabilidade.
- Facilitar e apoiar a construção de um grupo sólido de voluntariado em cada delegação, no qual as pessoas voluntárias se sintam integradas e possam contribuir o melhor de si mesmas e sentir-se parte de um projeto comum.

Esta tarefa de acompanhamento a Comissão pode realizá-la diretamente ou por meio de pessoas capacitadas para isso, delegadas pela FASFI CENTRAL. Neste caso a pessoa:
- Está identificada com a filosofia da “FASFI”.
- Conhece os projetos da FASFI.
- Realiza sua função de forma totalmente voluntária.
- É responsável e com capacidade de decisão.
- Está em comunicação permanente com a encarregada do Voluntariado de sua Delegação.
- Realizou um voluntariado.
- Há de reunir as condições de orientação que se requerem no voluntário que vai realizar um voluntariado com continuidade temporária.

Este acompanhante participará do processo formativo do grupo de voluntários e nas reuniões que leve a cabo a Comissão de Voluntariado, sempre que o tema o requeira.
Os voluntários hão de estar acompanhados por uma pessoa antes, durante e depois que sua experiência. No “durante” esta pessoa, que acompanha aos voluntários, realiza a coordenação com uma pessoa da comunidade do país que lhe acolheu. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário