Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Manual do Voluntariado - Tipos de Voluntariado

7. TIPOS DE VOLUNTARIADO



7.1. VOLUNTARIADO NACIONAL

Empresta o serviço aos mais desfavorecidos, no próprio país por um tempo determinado.

7.2. VOLUNTARIADO INTERNACIONAL
Este voluntariado terá uma atenção diferente em função da própria natureza da experiência concreta que se vá viver.

7.2.1. DE CURTA DURAÇÃO
É o voluntariado internacional que não precisa de uma continuidade temporária.
Existem experiências nas quais a responsabilidade que se encomenda à pessoa voluntária não precisa de uma continuidade temporária além de um período relativamente curto. A duração da experiência não será inferior a um mês.
Na maioria deste tipo de experiências além da ajuda concreta que se vai poder dar durante esse curto período de tempo, é importante a tomada de consciência de uma realidade, quase desconhecida para a pessoa voluntária, e que lhe impulsiona a tomar decisões que podem levar a uma mudança de vida.
Durante este período, a pessoa voluntária se incorpora a umas atividades concretas que se vêm desenvolvendo antes de sua chegada e que, muito provavelmente, se seguirão desenvolvendo após sua despedida do lugar.
Outro tipo de voluntariado internacional, que não precisa de uma continuidade temporária, seria o caso de um serviço muito concreto que tem uma duração determinada e um objetivo muito específico (oferecer um curso curto, dar uma assistência técnica concreta, ajudas em situações de emergência).
Deve comprometer-se a retornar uma vez finalizado o período estabelecido.


7.2.2. DE LONGA DURAÇÃO
É o voluntariado internacional que precisa de uma continuidade temporária.
Existem experiências nas quais a responsabilidade que se pretende encomendar à pessoa voluntária precisa de uma continuidade, que vai além de um período relativamente curto. Este tipo de voluntariado, devido à maior continuidade que tem, facilita uma maior integração no seu destino e possibilita a assumir responsabilidades, que requerem de uma continuidade.

O perfil de voluntário de longa duração é o seguinte:
- Pessoa maior de 21 anos que, após um processo adequado de reflexão pessoal, decide viver uma experiência larga e concreta de solidariedade em um projeto.
- A pessoa voluntária está disposta a colaborar naquele projeto e naquelas tarefas que, em função de sua formação e aptidões pessoais, vão determinando a organização local e a FASFI CENTRAL.
- A pessoa voluntária deve ter certa flexibilidade para adaptar-se e viver uma realidade social e cultural diferente da sua.
- Somente poderá servir de ajuda se é capaz de deixar em um segundo termo seus esquemas culturais e se abre a escutar essa nova realidade.
- A pessoa voluntária se sentirá enviada pela FASFI.
- Inscreve sua experiência pessoal neste contexto e, nesse sentido, estará disposta , na volta, a transmitir e colocar sua experiência ao serviço de uma tarefa sensibilizadora e transformadora de nossa realidade.

7.2.3. CAMPOS DE SOLIDARIEDADE

Objetivos do programa

a) Acercar-nos às inquietações de homens e mulheres dos países empobrecidos.
b) Re-situar nossa postura na vida através de uma experiência de solidariedade, ajudando a trabalhar desde aqui para que o mundo seja mais justo e fraterno.
c) Ser um aproximador respeitoso e responsável à realidade de outras pessoas, organizações, povos e cultura muito diferente à própria.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

- Ser maior de idade.
- Residir em algum lugar exista Delegação da FASFI ou ter facilidade para entrar em contato com a Fundação.
- Estar disposto a adaptar-se aos meios de vida das comunidades receptoras. Manifestar umas motivações coerentes com os princípios e finalidade dos campos de solidariedade das FASFI (se avaliará haver participado de associações e grupos de voluntariado social, cultural, religioso, sindical ou político no seu ambiente).

PROCEDIMENTO E CONVOCAÇÕES DOS CAMPOS DE SOLIDARIEDADE.

Os campos de trabalho são um ciclo de formação, cooperação e sensibilização social que se desenvolve ao longo de 1 ano em três fases:

1.ª fase: Preparação e formação de três meses.

Se fará um Curso de formação de 40 horas que se dividirão em cada uma das Delegações da FASFI para aprofundar, entre outros, nos seguintes temas:

- Causas socioeconômicas e estruturais dos países empobrecidos.
- Passado, presente e futuro dos países do terceiro mundo.
- Respostas e atuações para a solidariedade internacional.
- Cooperação oficial e não-governamental.
- Educar na Solidariedade.
- Eu, no Sul. Atitudes.
- As contrapartes do Sul e suas pessoas.
- Reuniões de preparação do campo de trabalho com a FASFI CENTRAL e debates no próprio grupo ou grupos (meses de maio e Junho) em dois fins de semana de convivência e formação.

2.ª fase: Viagem e estadia no país receptor (um mês, em julio ou agosto)

- Colaboração com organizações locais no desenvolvimento de suas atividades.
- Conhecimento de pessoas e grupos que fazem um trabalho de serviço à comunidade dos direitos humanos de desenvolvimento.
- Convivência com as pessoas que nos acolhem, conhecendo e compartilhando seus trabalhos cotidianos.

3.ª fase: Difusão e sensibilização (os três meses seguintes ao retorno)

- Organização de atividades para informar a experiência vivida com a finalidade de sensibilizar a outras pessoas sobre a situação dos países empobrecidos.
- Colaborar com as atividades da Delegação da FASFI à qual se possa incorporar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário