Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A natureza do trabalho social e a transformação das pessoas e da sociedade

A FASFI Campinas, com o objetivo de proporcionar uma formação integral e concreta aos seus voluntários e colaboradores, realizou no dia 29 de abril um encontro de formação. Reunidos na Sala Madre Cândida, no Instituto Educacional Imaculada, os integrantes da FASFI assistiram à uma palestra com o tema: “Trabalho Social – Desafios e Perspectivas”.
A palestra foi ministrada pelo Prof. Arnaldo Valentim Silva, formado em filosofia, coordenador pedagógico da rede Pública Estadual de Campinas e educador social ligado a Teologia da Libertação.
O tema abrangeu a natureza do trabalho social enquanto acompanhamento e empoderamento, que visa à transformação das pessoas e da sociedade.
A metodologia criada e utilizada pela Ação Católica é a do “Ver” a realidade fazendo uso das ciências sociais e humanas; “Julgar” no sentido de iluminar, criticar e confrontar a realidade à luz da ótica católica cristã; “Agir” encaminhando uma ação transformadora da realidade; “Avaliar” com consciência, fazendo uma revisão da caminhada, valorizando as conquistas, assumindo os erros; “Celebrar” nossas conquistas, vitórias e fracassos, alegrias e tristezas. Todas essas ações em um círculo contínuo de renovação, descobertas e transformação. Discutiu-se também sobre as diferentes modalidades do trabalho social.
Este evento foi conduzido em um ambiente de descobertas, inquietação, partilha e transformação. Cada pessoa pôde refletir e fazer uma análise profunda do “Amar, Servir e Lutar” por uma sociedade justa e libertadora.

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”(Bertolt Brecht)


Nenhum comentário:

Postar um comentário