Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O IMPORTANTE É A ESSÊNCIA



Quero guardar e aprofundar esta lição na minha vida. Quem me ofertou de modo gratuito e espontâneo foi uma pessoa que é transexual e vive em trajetória de Rua. Não citarei seu nome, pois não sei se posso fazê-lo.  Por sinal, uma pessoa de garra e muita força, além de ternura.  Enquanto eu preenchia o crachá dela para o Encontro, vi que havia escrito seu  nome com a primeira letra trocada, então, lhe pedi desculpas e  ela sorrindo me respondeu: “não se preocupe amada, o importante é a essência”.
Na essência somos todos iguais!
E porque então, a desigualdade, os privilégios e preconceitos? Esquecemos que somos da mesma essência.
Podemos nomear esta essência como dignidade. Infelizmente parece que alguns se acham mais digno que outros. Talvez porque perderam sua essência. Trocaram por poder, dinheiro, status.
E aqueles e aquelas que são ultrajados em sua dignidade?
Resistem!
E na falta de direitos, na violência do preconceito e da exclusão sinalizam que o importante é a essência. Como diz Anita do Movimento da População de Rua: “Que é isso? Somos seres humanos, temos carne, osso e sangue!”
Na contramão da vida, uma cultura de consumo e de privilégios dita aos quatro cantos que o importante é a aparência. Na aparência nos enganamos, tapeamos e nos corrompemos.
Na aparência nos esquecemos quem somos e podemos deixar de ser sujeitos e tornar objetos. Aí, todos os demais também deixam de ter dignidade e se tornam mercadorias.
Ao contrário da essência, na aparência os demais se tornam invisíveis, inimigos, culpados, coisas.
Urge que a essência vença a aparência! Que nossa dignidade nos permita reconhecer a dignidade do outro.
Que os pobres continuem a nos evangelizar e que nos abramos à conversão, ao encontro, a solidariedade e a construção da equidade e da paz. Porque o importante é a essência.


Joseilda Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário