Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O amor aquecendo vidas

E chegou o mês de maio.... mês de Maria, mãe de todas as mães, que com sua elegância espiritual nos ensina a servir e aceitar o “Faça-se”. É nessa sintonia nesse amor maior e incondicional que nos propomos a ajudar ao próximo.

A FASFI/Campinas, neste mês, por meio de colaboradores e voluntários  realiza eventos para a venda de picolés, chocolates quentes e cappuccino, durante as olimpíadas no Instituto Educacional Imaculada para arrecadação de valores que serão destinados de acordo com necessidade dos projetos atendidos pela fundação.

E, de imediato, pensando em picolé, chocolate quente e cappuccino nos vem à lembrança o frio e o quente, o gelado refrescante e o calor aconchegante. E assim como não pensar em nossos irmãos que estão por aí expostos às temperaturas frias sem a possibilidade de poder se aquecer com alguma bebida em algum momento do dia.? Nessa época do ano, são inúmeras as campanhas de agasalhos, cobertores, sopas e bebidas quentes para serem distribuídas aos que mais precisam.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre os anos de 2007 e 2008 uma pesquisa em 71 cidades brasileiras com população superior a 300 mil habitantes, abrangendo as capitais (exceto São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre), havia uma população de 31.922 indivíduos que utilizam as ruas como moradia, sendo esses números bem maiores, pois cidades importantes não se incluíram na pesquisa1. 

O surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que atinge e prejudica uma quantidade maior de pessoas que não se enquadram no atual modelo econômico e, mais do que isso, pela falta de amor nos lares em constante violência física e verbal que transformam suas vidas e impulsionam esses indivíduos a se abrigarem neste mundo “descoberto”.

Dentre os municípios brasileiros que possuem mais moradores em situação de rua está Campinas com 1.027.  O abandono, nesse caso, não é apenas o material do alimento ou da roupa, mas da possibilidade do voltar para a casa, de ser recebido, aceito e amado. Diante deste cenário, nossa reflexão para o mês de maio é no sentido de observar se estamos aceitando, acolhendo e amando o nosso próximo como Maria o fez. A começar pelos nossos familiares, nossos amigos, nossos vizinhos e, principalmente, os transeuntes que vão e vêm todos os dias ao nosso redor. Praticar a caridade está além de doar um agasalho ou um alimento, ser caridoso é querer para o próximo o que quer para si.

Nos dias atuais, somos consumidos por estímulos tecnológicos, alheios ao nosso controle e que nos desviam do olhar ao próximo que literalmente esbarra em nós diariamente. Em meio a tantos empurrões, somos chamados a despertar nosso olhar para os que fazem parte da nossa casa, nosso bairro, nossa cidade, nossas ruas... despertar nossas mãos para doar o que não nos serve, abraçar os que mais precisam, trabalhar fisicamente para alimentar os desamparados e acima de tudo, mudar a temperatura do nosso coração.

Que o frio venha para, de maneira diferente, congelar nossos sentidos de impossibilidade, incapacidade, falta de tempo e inércia e nos lance ao encontro da coragem para promover mudanças que se iniciem pequenas dentro dos nossos lares e reflita na sociedade na forma de muita alegria, muitos sorrisos, muito acolhimento e disposição para lutar pela dignidade do outro, ainda que esta seja resumida num abraço caloroso acompanhado de um café bem quente. Façamos a nossa parte!



1. FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "População em situação de rua "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/populacao-situacao-rua.htm>. Acesso em 05 de maio de 2016.







Um comentário:

  1. Adorei o texto , e tudo que vejo, leio, acompanho mesmo que a distancia.Que Maria, exemplo de discipula nos ajude a servir sempre como nos ensinou o Mestre Jesus Cristo..

    ResponderExcluir