Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

ESTAMOS IMERSOS NUMA.....CULTURA DESCARTÁVEL!!!




Chegamos a um nível tal do modelo atual de desenvolvimento, que o próprio sistema expulsa aqueles de quem não necessita ou não lhe são valiosos. Trata-se não de coisas, mas de seres humanos, homens e mulheres, que se tornaram descartáveis para o mesmo sistema, pois deixaram de ser fins em si mesmos e se tornaram meios que hoje podem servir e amanhã  já não servir.


A sociedade perdeu os verdadeiros objetivos e princípios para orientar seu desenvolvimento. Estamos diante de uma lógica relativista que é capaz de comprar órgãos dos pobres para vendê-los ou para usá-los em experiências. É a lógica do “usa e joga fora” que gera tantos lixos porque vivemos um consumismo fora de limites.    (LS 123).


“Hoje, ao fenômeno da exploração e da opressão, soma-se uma nova dimensão, um matiz gráfico e duro da injustiça social: os que não podem se integrar, os excluídos, são “sobrantes”. Este é um aspecto da cultura do descarte ... Isto acontece quando no centro de um sistema econômico está o “deus dinheiro” e não a pessoa humana. Sim, no centro de todo o sistema social ou econômico tem que estar a pessoa, imagem de Deus...
                

 (Extratos da mensagem do P.Francisco aos Movimentos Populares, outubro 2014}

* Que expressões a “cultura do descartável” tem em sua casa ou na comunidade?

*O que devemos e podemos fazer para vencer esta cultura?

Um comentário: