Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Manual do Voluntariado - Introdução e Definição

1. INTRODUÇÃO

As Filhas de Jesus, através da Fundação de Ajuda Solidária (FASFI), promovem o Voluntariado como forma peculiar de integração e compromisso por parte dos laicos na sua missão educativa e social, participando dessa missão nos lugares mais necessitados dela. 
Nosso trabalho se sustenta no convencimento que a ação a favor da justiça e a participação na transformação do mundo, é uma dimensão constitutiva da predicação do Evangelho, isto é, da missão da Igreja.
Nosso voluntariado se realiza partindo de:
- a valorização da pessoa humana e sua dignidade
- a espiritualidade da Mãe Cândida
desde o âmbito educativo e social, com uma consciência da radical desigualdade entre Norte e Sul, para contribuir à promoção humana e transformação social

2. DEFINIÇÃO DE VOLUNTARIADO

“O voluntariado está constituído por pessoas que, de forma consciente, desinteressada e gratuita, colaboram à melhora da sociedade mediante a educação e a cooperação ao desenvolvimento, segundo a filosofia da Fundação de Ajuda Solidária “Filhas de Jesús”. (FASFI)
O voluntariado se concebe como uma forma de emprestar um serviço aos mais desfavorecidos com o objetivo de melhorar sua situação e contribuir para uma maior solidariedade e justiça social.
“É um modo de ser e estar na vida e um modo de entender a realidade”.
Esta colaboração é:
- Altruísta e solidária
- Voluntária e livre, sem que intermedeie uma relação trabalhista
- Para realizar programas concretos, que marcam o tempo do compromisso
- Sem contraprestação econômica
- Sem substituir a um trabalho remunerado




Nenhum comentário:

Postar um comentário