Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Manual do Voluntariado - Princípios e Requisitos


3. PRINCÍPIOS DA AÇÃO DO VOLUNTARIADO DA “FASFI”

Partindo da firme convicção que é possível a transformação social que contribua para uma maior justiça e igualdade entre todos os seres humanos, consideramos pilares da ação solidária os seguintes princípios: 
- A defesa da dignidade e os direitos da pessoa
- A promoção da justiça no seu contexto
- A solidariedade e empatia com a pessoa que sofre, fazendo-a protagonista e responsável de seu processo e de sua capacidade de mudança
- A proposta como meta vital: a alegria, a fortaleza, a verdade e as relações interpessoais, ao modo de Cândida Maria de Jesús
- A busca da solução adequada, sendo criativo, sem reduzir à pessoa a suas carências.
- A colaboração com, e desde instituições que promovem estes direitos, e que trabalham por educar na participação livre e responsável de todos.
- A contribuição ao bem-estar social, promovendo novos serviços ou a melhora dos existentes.
4. REQUISITOS PARA SER UMA PESSOA VOLUNTÁRIA

- Ser maior de idade.
- Motivação interior, livre e sem condicionamentos, nem coações externas. Há de ser consciente que se integra em um projeto, desde um trabalho solidário, por mais uma realidade justa e humana.
- Sentido da responsabilidade com um compromisso sério e constante.
- Aptidões e atitudes adequadas ao serviço a realizar: equilíbrio, maturidade, capacidade para relacionar-se, adaptar-se e trabalhar em equipe.
- Estar disposto para receber uma formação apropriada. Esta formação tem que estar integrada em um processo continuado e dinâmico.
- Dispor do tempo necessário para o trabalho que vá realizar.
- Ter consciência crítica de cada pessoa para com os demais.
- Comprometer-se na denúncia e erradicação da injustiça.
- Ter disposição para assumir o envio que lhe proponha a FASFI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário