Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

FASFI em Encontro Nacional



Na manhã fria de cinco de agosto de 2017, na Cidade de Bragança Paulista/SP, com a participação de aproximadamente cinquenta pessoas que compõem os Núcleos da FASFI no Brasil, num clima de muita beleza, acolhimento e fraternidade, tivemos o IV Encontro Nacional.

Durante toda a manhã, pudemos expor as nossas experiências, buscas, ideais! Esta manhã de encontro nos trouxe um maior conhecimento sobre a Missão da FASFI. Ainda, reunimos as nossas experiências para lançarmos um novo olhar para avaliar, projetar e moldar nossos próximos passos enquanto membros da FASFI.


Antes de iniciarmos os nossos trabalhos, fomos recepcionados pela música do "Quarteto Alegretti" da Escola Estadual Alegretti. Lindas canções entoadas pela juventude, abriram a nossa manhã!

Durante a acolhida realizada pelo Diretor da Casa - Instituto Educacional “Coração de Jesus” - Joel Rezende, foi lembrado com carinho o trabalho de imersão da FASFI no Brasil realizado pela Ir. Joseilda, que nos deixou recentemente. Apresentou-nos também, a Ir. Edna Zangale que recentemente foi nomeada a delegada da FASFI no Brasil.

A Ir. Edna ,de um modo bastante acolhedor lembrou a todos  sobre a missão da FASFI que é o que nos une no mesmo horizonte “globalizar a solidariedade”.

A manhã de formação nos trouxe muitas reflexões provocadas pelos nossos palestrantes. Com um extenso currículo, o Dr. Fernando Gomes que é professor, filósofo, escritor, sociólogo e também advogado, nos trouxe elementos para fazermos “Uma análise da atual conjuntura social brasileira”. Com muita sabedoria nascida de experiências vivenciadas e muita reflexão, o Dr. Fernando tratou o tema de forma existencial, focalizando o ser humano, como uma pessoa a exercer a sua liberdade e decidir sobre o seu comportamento no meio de uma sociedade cujos valores máximos são o dinheiro e o status social. Estimulou-nos a refletir sobre o conceito de “revolição” – transformação por atitude; causa social – capacidade de renunciar à própria zona de conforto para um bem maior (fazer o bem é obrigação). “Alteridade” – ter espaço comum, colocar-se na mesma altura do outro para perceber a sua realidade; “Pertencimento social” – conhecimento e enraizamento de suas origens,  cultivando os seus valores.


Na continuidade da nossa manhã de formação, recebemos a exposição da Psicóloga Marcela Hipólito que explorou o tema: “Diversidade Social: uma visão e análise psicossocial”. Ficou destacado que o respeito à diversidade é estar em atitude atenta e curiosa diante do outro para percebê-lo em sua totalidade. Não rotular. Os comportamentos são sinais para o mundo daquilo que está dentro de nós. Importante estar de verdade com o outro ser humano independente de cargo, status. Aceitar a própria limitação para aceitar o outro. Temos de nos tornar o que queremos ser e o futuro dependerá do que somos no presente.

Com o fim das exposições da psicóloga Marcela, concluímos que todo o período da manhã foi forte e estimulante para todos nós, cuja missão é ser e estar para o outro.

Durante a pausa para o almoço, fomos presenteados mais uma vez com um precioso gesto de acolhida e delicadeza. Almoçamos embalados pelo encanto da Orquestra de Cordas de Morungaba. Os jovens aprendem não só a música, mas também a arte da luteria, que lhes ensina a construírem os seus próprios instrumentos. A música aqueceu nossos corações e nos encantou os ouvidos com a execução de várias peças. Agradecemos à Orquestra, e às nossas colaboradoras voluntárias que nos acolheram e nos recepcionaram com muito amor! Nosso muito obrigad@!


No período da tarde, retomamos a nossa conversa sobre os Relatos das Coordenadoras dos Núcleos que trouxeram as suas experiências e desafios nos passos diários, na consolidação do trabalho em busca do cumprimento da missão da FASFI.

Pelas dezesseis horas a Equipe da FASFI Sede fez memória das indicações do Encontro Nacional de 2016 para o fortalecimento da mesma no período de agosto de 2016 – agosto 2017. Após a sua avaliação e considerações práticas foram levantadas algumas perspectivas e diretrizes de ação para o novo período de funcionamento da FASFI.

Um comentário:

  1. Realmente estava frio, mas o calor dos participantes, palestrantes e colaboradores, aqueceram nosso dia! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir