Quem somos

A FASFI – Fundação de Ajuda Solidária Filhas de Jesus é uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2003, na Espanha. No Brasil, apresenta-se como uma filial e conta com a participação de leigos voluntários e colaboradores, independentemente da crença religiosa. Essa fundação faz parceria com as irmãs Filhas de Jesus e busca globalizar a solidariedade.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Amizade e Solidariedade = Combinações Perfeitas

No ano passado, quando a Sandra disse que iria mudar de país ficamos um pouco chocados, um pouco surpresos, mas muito felizes por saber que para ela seria melhor. Quando isso aconteceu, achamos por bem contar a história “Sandra e a FASFI/Campinas”, e fizemos a carta abaixo:

Querida Sandra,

E o que dizer para alguém como você?

A primeira impressão, acho que sem medo de errar, é “a moça dos óculos Prada!” Ah!!! Não tem como não notar essa armação linda e imponente como a dona.

E, então, você observa e pensa... lá vem a dondoca com as ideias .... Quero ver colocar a mão na massa e fazer. Dizemos isso porque somos humanos e pré-julgamos a todo tempo e não seria diferente dentro de um grupo cujo objetivo principal é a doação.

E o tempo passa os óculos Prada permanece, mas a dona já não é a mesma.... Aliás, nós não somos os mesmos... conhecemos aos poucos uma mulher “diferenciada”.  Alguém que se doa na oração, na caridade, no fazer e acontecer do grupo. E a vida de cada um passa a ser importante pra ela... E o sentimento que toma a gente de surpresa é “Oi? A moça dos óculos Prada?! Foi ao Itatinga? Abraçou todo mundo? Sentou no chão da quadra da cidade Singer pra ver as crianças jogarem futebol? Naquele pó? Vendeu canjica de touca? Escondendo aquele cabelão?!” Simmmmm era ela....

A mesma moça que, à primeira impressão pareceu frágil e, por vezes, é a que desce do salto pra fazer acontecer... que coloca a mão na massa.... Que faz com “gosto” ... que se doa sem medida para que tudo aconteça como tem que acontecer, só que pra ela sempre tem que ser “bem feito” ....

Claro... todos temos defeitos e quem somos nós, que a julgamos pela casca para criticar as pessoas?? Ela é brava... não gosta de folga e confusão. Mas, quem nunca? Isso não importa porque de mansinho ela coloca seu nome nas orações e com sua fé, linda de se ver, segue e finge que não escuta e não vê, apenas pra continuar.

E não é que a gente aprende a amar até os óculos Prada?

E aí a vida pede pra ela ir e a gente ficar... E a gente pensa no que dizer neste momento e conclui que seria mais ou menos isso:

Vai com tudo Sandra porque estamos aqui na retaguarda, nas orações, para que o melhor aconteça, para que os caminhos, ainda que tortuosos, sejam realizados com o entusiasmo de quem tem fé. 

Acredite que estaremos ocupando um espaço grande no seu coração e quando a saudade apertar pense que tudo está “azul” da cor da FASFI que tanto nos ensina a ter esperança e continuar.... Santa Cândida te proteja.

Siga amada e tenha a certeza da nossa gratidão e respeito.

Perdão pelo julgamento errado....

Amamos você e os óculos Prada

Beijos – FASFI/Campinas 05/08/2016


E quando ela vem visitar a família de sangue, um ano depois, marcamos um simples encontro e recebemos em troca essa linda mensagem:

“Meninas,  amei estar com vocês... nossas conversas, risadas, tudo muito bom. Sou grata todos os dias por ter vocês como amigas, cada uma do seu jeitinho, seu sorriso, sua história de vida que acrescenta muito mais vida a minha própria história de vida, tudo junto, misturado com amizade, carinho, respeito e amor.
Muitooooooo obrigada a todas que estiveram presente e a todas que não puderam estar, pelo carinho, pela amizade....amo vocês”. Sandra – 17/08/2017


Isso é ser FASFI, semear o amor, mas principalmente permanecer nele. Seja um voluntário, doe-se aos necessitados de amor, todos nós!!!





Um comentário:

  1. Aprendemos muito com essa amizade entre voluntários e é muito bom sentir que quem "se doa" ao outro, também recebe o amor dos outros que doam, porque o que permeia no ambiente é amor desinteressado e isso não tem preço.

    ResponderExcluir